top of page
CULTURA.png

Sabemos a importância das políticas públicas efetivas para a valorização da cultura local. 

​

Conheça algumas das ações que elaboramos nos últimos anos:

​

AGORA É LEI:

Rusivel Costa Silva, presente! Depois de uma longa batalha, sem sucesso, para que a pista de skate da Praça Antônio Carlos não fosse removida nas obras de requalificação, a proposta de uma nova pista, em local próximo, foi a alternativa possível para o Skate. Após alguns meses, a pista está pronta e nada mais importante que dar a ela o nome de quem marcou a cultura do skate em Juiz de Fora.

PROJETOS

​

​Teve luta! Em 2023, lutamos na Câmara pela aprovação do dinheiro para execução da Lei Paulo Gustavo, o maior investimento em cultura já feito no Brasil. Juiz de Fora recebeu R$4.294.557,65 para fomentar a cultura do município; participamos ativamente dos fóruns e espaços de debate, promovemos discussões sobre a utilização dos recursos, a partir da Comissão de Cultura, Educação e Turismo da Câmara de Vereadores, sempre no intuito de democratizar e garantir o controle social dos recursos públicos.

​

Amplifica JF! entramos com projeto de lei para disponibilizar pontos de energia gratuito para intervenções artísticas e culturais. O projeto consiste em garantir aos artistas da cidade voz e visibilidade, fortalecendo a cultura em nossa cidade.

​

Anuário da capoeira, já! Estamos com um PL que visa fomentar a unidade da capoeira e dos capoeiristas e consolidar a expressão local desse bem cultural imaterial. O projeto prevê o registro dos nomes de capoeiristas formados e suas trocas de graduação na capoeira, que é um sistema de níveis que indica o desenvolvimento do capoeirista. O texto também propõe que esse registro seja feito em documento físico e digital e a sua publicação no Diário Oficial Eletrônico da Câmara Municipal de Juiz de Fora na data em que se comemora o Dia Municipal da Capoeira.

​

A cidade é nossa, a rua é viva! Já pensou na Rio Branco sendo utilizada igual a Av. Paulista aos domingos? O PL Rua Viva visa o fechamento de vias públicas centrais aos domingos para a promoção de cultura, lazer e prática de esportes. O "Programa Municipal Rua Viva" tem como objetivo principal criar espaços públicos que promovam a cultura, o lazer e a prática de esportes e atividades físicas, essenciais para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Ao oferecer alternativas de convivência, socialização e bem-estar, o programa visa incentivar a população a utilizar e valorizar os espaços urbanos de forma saudável e comunitária. Nas ruas onde o programa será aplicado serão permitidas, dentre outras, as seguintes atividades: culturais; físico-esportivas; de lazer e recreação; comerciais e de serviços instaladas nas edificações lindeiras.

HOMENAGENS:

​

Homenagear a cultura e os fazedores de cultura da cidade é dar o espaço e o engrandecimento que a cultura merece! Do samba à arte de rua, do teatro à música instrumental, foram mais de 150 pessoas homenageadas pela dedicação e fomento ao cenário cultural de Juiz de Fora.

DSC_4310.JPG

EMENDAS:

​

Equipamentos de cultura públicos e de qualidade! Sabemos que a Cultura se sustenta com equipamentos de qualidade, de uso público e democrático, acessíveis e de amplo alcance social. Pensando na garantia dos espaços que hoje sustentam uma parte dos projetos culturais do município, atuamos em algumas demandas com emenda parlamentar para o Teatro Paschoal Carlos Magno, Centro Cultural Dnar Rocha e Programa Gente em Primeiro Lugar.

 

A rua é nosso lugar! Atuamos também com emenda parlamentar nas ações que acontecem no espaço público, onde a cultura deve estar cotidianamente presente. Os recursos foram direcionados para fortalecer a cultura urbana e periférica, espaços públicos da capoeira, festivais e eventos públicos de hip-hop, samba, forró e carnaval.
 

Arte e educação, que dupla sensacional! O programa acupuntura urbana, que também conta com financiamento do nosso mandato, transformará os passeios do entorno de algumas escolas em painéis horizontais de pura arte. Um bom projeto de sociedade com certeza deve associar arte e educação, não é?

 

O Patrimônio Cultural vive! Estivemos nesses três anos e meio de mandato, muito atentas ao patrimônio cultural material e imaterial, fazendo disputas no legislativo em defesa da proteção do patrimônio cultural do município. Destinamos recurso financeiro para a Folia de Reis, Batuque Nelson Silva, realização anual do Seminário da Capoeira e execução do Dossiê de Registro da Capoeira como bem imaterial de Juiz de Fora. 

 

Mais investimentos e ações para a cultura! Seguiremos disputando para que o dinheiro chegue em todas as demandas do segmento cultural, tais como a reforma de pistas de skate, a formação de agentes culturais, o fomento da capoeira e o reparo das áreas públicas, onde ocorrem as rodas.

 

Teatro e arte salvam! É importante também lembrar e fomentar as manifestações que transformam a cidade e as pessoas, que movimentam adultos, crianças e famílias, fazendo com que a cidade respire cultura! Apoiamos o festival de popularização do teatro, promovido pela APAC, um desses momentos de pura arte em Juiz de Fora!

COR (1).png
  • Instagram
  • Bluesky_Logo
  • TikTok
bottom of page